sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

NA MOCHILA

Os passos da ioga na educação

Micheline Flak utilizou conceitos e práticas da ioga tradicional, seguindo a elaboração de Patandjáli, reputado como o autor do "Yoga Sutra". O livro é considerado o primeiro tratado sistemático da ioga clássica. Também é atribuído a Patandjáli a formalização dos oito passos da prática. No método da ioga na educação são utilizados apenas os primeiros seis passos.

1. "Yama", viver juntos. Dinâmicas de grupo com atividades corporais para integração dos alunos
2. "Niyama", limpar a casa. A casa é corpo de cada aluno. São feitos movimentos para soltar as articulações e deixar a energia fluir pelo corpo
3. "Asana", alinhar a coluna vertebral. Exercício de ioga adaptados às carteiras escolares, por exemplo, para chegar à postura ereta correta
4. "Pranayama", respirar bem. Exercícios respiratórios da ioga, usados tanto para acalmar quanto para estimular os alunos, conforme as necessidades do momento
5. "Pratyahara", relaxar. Momento de silêncio em sala de aula, para um relaxamento suave. Pode ser feito com os alunos sentados em carteiras, apoiando os antebraços na mesa e descansando a cabeça sobre eles
6. "Dharana", concentrar. Com olhos fechados, os alunos fazem exercícios para visualizar mentalmente o que está sendo dito pelo professor. São criadas imagens ou cenas relacionadas aos conteúdos trabalhados em aula

Fontes: DIEGO ARENAZA, professor do Centro de Ciências da Educação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina); MICHELINE FLAK, fundadora da R.Y.E (Pesquisas sobre Ioga na Educação)

(publicado no jornal Folha de S. Paulo, caderno Folha Equilíbrio em 16 de outubro de 2008).