quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

PONTO E VÍRGULA - Aquecimento global

Veneza sofre pior inundação em 22 anos
Prefeito pede aos turistas que evitem a cidade

Jamil Chade

A cidade de Veneza enfrenta sua pior inundação em 22 anos. Ontem, praticamente todo o centro histórico da cidade italiana foi tomado pelas águas. A maré subiu 1,56 metro acima do nível do mar. O recorde foi registrado em 1966, quando a água chegou a 1,90 metro acima do nível do mar.
A inundação de ontem forçou a população e os turistas a andar com água na altura dos joelhos. Pelo menos 40% da cidade ficou alagada e na Praça de São Marco - um dos pontos mais baixos da cidade - havia 80 centímetros de água.
A "acqua alta", como os italianos chamam o fenômeno, foi provocada pelas fortes chuvas dos últimos dias e pela neve que caiu no norte da Itália.As autoridades temem que 90% da cidade - fundada no século 5º em meio a vários canais - possa ser inundada nos próximos dias, algo que não ocorre desde 1979.
As autoridades pediram aos turistas que evitem visitar a cidade e aos moradores que não saiam de casa. O prefeito de Veneza, Massimo Cacciari, aconselhou as pessoas que planejam viajar à cidade a desistir da idéia, a não ser que seja imprescindível. "Trata-se de uma maré excepcionalmente alta", explicou.
A Unesco alertou há um ano que a cidade era um dos patrimônios culturais mundiais ameaçados pelas mudanças climáticas. Há anos Veneza vem tentando se proteger da elevação do nível do mar. Estão sendo estudados vários sistemas, com custos bilionários.

(matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 2 de dezembro de 2008).

+ Leia sobre o pacote de metas do governo brasileiro para reduzir os efeitos das mudanças climáticas.